Share |

Bloco lamenta que vizelenses não tenham redução do preço dos passes em Abril

Imagem de www.arriva.pt

O Bloco de Esquerda lamenta que o  Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vizela e o Senhor Presidente da Comunidade Intermunicipal do Ave continuem sem esclarecer os vizelenses quanto à redução do preço dos passes nos transportes públicos.
O Orçamento de Estado de 2019 transfere do Fundo Ambiental 1,351 milhões de euros para a CIM do Ave, para a redução do preço dos passes e alargamento da rede. Dessa verba, apenas foi anunciada a aplicação de 546 mil euros em Guimarães e 277 mil euros em Famalicão. Para os restantes concelhos (Cabeceiras de Basto, Fafe, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Vizela) sobram 528 mil euros, não havendo ainda informação da sua aplicação.
O Plano de Apoio à Redução Tarifária (PART) previa a redução a partir de 1 de Abril de 2019, mas ainda não foi anunciado qualquer desconto para os utilizadores de Vizela, ao contrário do que já se verifica noutros pontos do distrito e do país.
O Bloco de Esquerda não aceita que os vizelenses sejam discriminados e continuem a pagar o mesmo valor, enquanto vêem os preços dos passes serem reduzidos nos concelhos vizinhos, como Guimarães e Famalicão.
O Bloco de Esquerda quer que a redução tarifária seja aplicada o mais rápido possível.  É urgente, portanto, que o Senhor Presidente da CIM do Ave e o Senhor Presidente da Câmara se pronunciassem sobre a razão para não haver redução dos preços dos passes já em Abril de 2019, conforme previsto no PART.
O Bloco de Esquerda entende que os transportes devem servir toda a população, para promover a sustentabilidade ambiental, e que os preços devem diminuir, para aliviar o peso desta despesa no orçamento familiar.